Últimas Notícias

Nem tudo é perfeito...




Por Rafael Stankevicius (@rdeco)

Costuma-se dizer que quando uma cidade sedia os Jogos Olímpicos, ela muda. E para melhor. Talvez o principal exemplo que comprove isso seja o caso das Olimpíadas de 1992, que causaram um enorme impacto sócio-econômico na cidade de Barcelona, além de projetá-la internacionalmente. Com um investimento bilhonário em infra-estrutura, a cidade teve sua qualidade de vida elevada, passou a atrair investimentos externos e foi posta na rota do turismo mundial, ao lado de Londres, Paris e Roma.

Mas nem sempre sediar um evento desse porte gera boas conseqüências. E, para comprovar isso, falaremos um pouco sobre as Olimpíadas de 1976, em Montreal, Canadá. Os Jogos foram um desastre financeiro, já que a cidade ficou endividada durante 30 anos. Isso mesmo, 30 anos com dívida originária dos Jogos. Nos idos de 1975, um ano antes dos Jogos, o governo de Quebec (província canadense onde está Montreal) assumiu o controle da construção, pois o trabalho tinha caído bastante a ponto de atrasar as obras.

Além disso, a população teve de pagar dívidas do torneio. O rombo financeiro da cidade chegou na casa dos 3 bilhões de reais (com valores corrigidos). Após o fim dos Jogos, nada de festa. A população viu os impostos serem aumentados para tentar reduzir o prejuízo. Montreal não tinha apoio financeiro do governo do Canadá e mais uma vez Quebec teve que se virar e bancar tudo. O dinheiro saiu apenas dos cofres da prefeitura. Não bastasse isso, suspeitas de corrupção e superfaturamento das obras fizeram os custos aumentarem. Apenas o Estádio Olímpico (foto) consumiu R$ 1,2 bilhão, quase 1 milhão de reais a mais do que o previsto. E pior, virou um elefante branco.

Naquela época, na década de 70, os Jogos ainda não tinham status de "evento de grandes proporções". Os patrocínios estavam longe dos bilhões de dólares, que surgiram a partir de 1984, em Los Angeles, com a entrada da iniciativa privada. Hoje em dia com os direitos de transmissão da competição, além dos vultuosos patrocínios, o dinheiro é repartido entre o COI e a cidade-sede. Em 1976, Montreal não teve essa sorte. Os Jogos de 1976 nos mostram que planejamento financeiro e a forma de reutilização dos locais de competição são de vital importância para a cidade não sofrer por décadas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar