Últimas Notícias

Era Uma Vez...Os Jogos da II Olimpíada.

Paris 1900 

Período - 14/05 a 28/10/1900
Nações - 28
Atletas - 1115
Esportes - 19
Eventos - 75














Depois do sucesso dos Jogos de 1896, muita pessoas apoiaram a proposta de que Atenas deveria se tornar a sede permanente dos Jogos Olímpicos. O Barão Pierre de Coubertin, o fundador do movimento olímpico moderno e o presidente do COI, rejeitou a ideia e insistiu que os Jogos de 1900 deveriam ser disputados em Paris  como parte da Feira Mundial de Paris. Coubertin deu a justificativa de que com a Feira, as Olimpíadas se tornariam mais conhecidas, mas seu plano saiu pela culatra. Os organizadores da exposição tomaram controle das competições e relegaram Coubertin a um menor papel. Eles espalharam os eventos por cinco anos e deram tão pouca enfase aos Jogos Olímpicos que muitos atletas morreram sem saber que tinham participado de uma Olimpíada.

Os Jogos de 1900 incluíram alguns eventos pela primeira e única vez, como o salto em altura e salto em distância  no Hipismo, e a natação com obstáculos, onde os doze participantes escalavam um poste, passavam por uma fileira de barcos e nadavam por baixo de outra fila de barcos.

A maioria dos vencedores de 1900 não receberam medalhas, mas troféus e copas. Profissionais tiveram permissão para competir na esgrima e quando Albert Ayat (FRA) venceu nas espadas para amadores e profissionais, ele foi premiado com 3.000 francos franceses.

Os jogos de 1900 foram encerrados de maneira desonrosa em 28 de outubro de 1900, sem uma cerimônia de encerramento. o Brasil não participou da segunda edição dos jogos.

                                                              Alvin Kraenzlein (USA)         
FATOS

- Alvin Kraenzlein, a quem foi creditado o modo atual de saltar barreiras, venceu quatro eventos em três dias (60 metros, 110m com barreiras, 200m com barreiras e o salto em distância).

- As mulheres fizeram a sua primeira aparição em Olimpíadas. As primeiras a competir foram as Madames Brohy e Ohnier (FRA) no Croque. Charlotte Cooper foi a primeira mulher campeã olímpica, no Tênis.

- O vencedor da Maratona dos Jogos, Michel Théato (FRA), na verdade nasceu em Luxemburgo e manteve a sua cidadania luxemburguesa por toda a vida. Théato só soube que a corrida era válida pelos Jogos Olímpicos em 1912, quando saiu uma publicação uma lista com os recordes Olímpicos.

- O maior mistério dos Jogos de 1900, não resolvido até hoje, é o que aconteceu no dois com timoneiro (Remo).A dupla da Holanda convidou um garoto francês para ser seu timoneiro para a final em 26 de agosto. A dupla venceu. O garoto esteve na cerimônia da vitória, teve sua fotografia tirada e então desapareceu. Provavelmente ele é o atleta mais jovem a ser campeão olímpico, mas anos se passaram e não foi descoberto o seu nome,. nem sua data de nascimento.

QUADRO DE MEDALHAS

País Ouro Prata Bronze
USA
21 14 15
FRA 18 27 21
GBR
12 9 7
BEL
3 3 1
GER
3 2 2
ITA
3 2 0
AUS
2 0 3
CUB
1 1 0
CAN
1 0 1
LUX
1 0 0

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar