Últimas Notícias

Era Uma Vez....Os Jogos da IX Olimpíada

Amsterdã 1928 

Período - 17/05 a 12/08/1928
Nações - 46
Atletas - 3070
Esportes - 15
Eventos -109







A Olimpíada de Amsterdã foi disputada sob uma atmosfera tranquila que precedeu 20 anos de incerteza econômica e de guerra. Talvez o melhor exemplo dessa tranquilidade foi o do remador Henry Pearce (AUS), que, no meio das quartas de finais, parou o barco para deixar uma família de patos cruzar o seu caminho. Pearce ainda acabou por faturar o ouro na prova.

Na Cerimônia de Abertura a delegação da Grécia abriu a Parada das Nações e a delegação da Holanda encerrou o desfile, e desde então a Grécia abre a Parada e o país sede a encerra. Atletas de 28 diferentes nações ganharam medalhas de ouro em Amsterdã, um recorde que iria durar 40 anos.

O número de atletas do sexo feminino mais que dobrou devido a permissão para competirem na ginástica e no atletismo. Foi com grande relutância que a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) e o COI aceitaram a disputa de corrida por mulheres. Quando diversas mulheres caíram de exaustão no final da prova dos 800m, antifeministas atacaram tais "feitos de resistência" das mulheres. O novo presidente do COI, Henri de Baillet-Latour, sugeriu que todos os esportes femininos fossem excluídos do programa Olímpico. A IAAF baniu todas as provas femininas acima dos 200m e apenas em Roma 1960 o atletismo feminino voltaria a ter uma corrida com a distância maior que meia volta.

Em Amsterdã foi a primeira vez que a Coca Cola apareceu como patrocinador dos Jogos Olímpicos. Também foi a primeira Olimpíada sem a presença do Barão de Coubertin, que se afastou do COI em 1925 por acreditar que sua missão já tinha sido cumprida. Ausentes dos Jogos desde 1920, os países derrotados na Primeira Guerra Mundial (Alemanha, Turquia Áustria, Bulgária e Hungria) retornavam aos Jogos.

O Brasil não enviou atletas para Amsterdã.

Visão aérea do Estádio Olímpico de Amsterdã 
            
FATOS

- Pela primeira vez atletas da Ásia ganharam medalhas de ouro. Mikio Oda (JPN) venceu o salto triplo e Yoshiyuki Tsuruta (JPN) levou o ouro nos 200m nado de peito.

- A Índia ganhou o primeiro de seis titulos Olímpicos consecutivos no Hóquei na Grama em Amsterdã.

- O Principe Coroado da Noruega, Olavo, fez parte da tripulação do país que ganhou o ouro na Classe de 6 metros do Iatismo.

- A delegação olímpica dos Estados Unidos foi comandada por um militar: Douglas MacArthur, depois comandante americano na guerra do Pacífico e herói da II Guerra Mundial.

- QUADRO DE MEDALHAS

OURO PRATA BRONZE
USA 22 18 16
GER 10 7 14
FIN 8 8 9
SWE 7 6 12
ITA 7 5 7
SUI 7 4 4
FRA 6 10 5
HOL 6 9 4
HUN 4 5 0
CAN 4 4 7

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar